Publicado 04/10/16 às 10:00

Coluna Celson Bianchi

Três perguntas para... Ivone Oliveira - diretora do Procon-DF

Celson  Bianchi- Qual o foco da nova etapa do programa Selo Amigo do Consumidor?

Ivone: O programa Selo Amigo do Consumidor tem o propósito de contemplar todo o setor de comércio e serviço da capital do país e credenciar os estabelecimentos comerciais que respeitem o Código de Defesa do Consumidor. O projeto está sendo realizado por segmento de mercado e a nova etapa vai contemplar Bares e Restaurantes.

CB-Como as empresas podem participar?

As inscrições para Bares e Restaurantes já estão abertas, desde o dia 21 de setembro. Empresas interessadas podem fazer a inscrição até o dia 07 de outubro, através do site do Procon.

CB- Quais são os pré-requisitos para a empresa receber o selo?

Faremos um curso de capacitação, em parceria com a Fecomércio e com o Sebrae, de 17 a 19 de outubro. Após o curso, cada empresa receberá o fiscal do Procon para verificar se a empresa está cumprindo com o Código de Defesa do Consumidor.

Rombo

Os Correios vão registrar, em 2016, o segundo ano seguido de prejuízo, algo sem precedentes na história da empresa. Projeções da direção da estatal apontam para um buraco de pelo menos R$ 2 bilhões.   Em 2015, as perdas chegaram a R$ 2,1 bilhões. O prejuízo foi absorvido pelo Tesouro Nacional, acionista controlador da estatal.

Qualificação

Cento e Cinquenta alunos iniciaram ontem (03) o curso de Instalação e Manutenção de Placas Fotovoltaicas, na Fábrica Social do GDF. É grande a demanda do mercado de trabalho por mão de mão obra qualificada na produção de energia solar. O curso tem 360 horas aulas divididas em 80 horas para habilidades básicas, incluindo informática; 260 horas para habilidades específicas; e 20 horas para noções de gestão e gerenciamento de negócios.

Qualificação 2

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), a Federação das Indústrias de Brasília (FIBRA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/DF). A expectativa é que após o curso os profissionais estejam preparados para atuar num mercado em crescimento exponencial no DF e no país. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em oito anos cerca de 1 milhão de residências no país estarão consumindo energia solar.

Relacionamento

Na semana que vem o comandante geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Nunes, receberá em café da manhã os comunicadores de sites e blogs da região para um encontro com o objetivo de estreitar relacionamento entre fonte e mídias. O diálogo será no dia 11, às 17h, na Sede da instituição.

Obras

O presidente da Novacap, Julio Menegoto, participou de reunião no Setor Habitacional Arniqueira. A distrital Telma Rufino foi a anfitriã. A deputada apresentou um relatório de processos erosivos, realizado em 2015 e ressaltou a necessidade de um trabalho de captação de águas no intuito de combater as erosões. Com a impermeabilização do solo, a água não consegue penetrar no solo e desce até os córregos, devastando a vegetação das encostas e assoreando os veios d'Água. 


Obras 2

O presidente da Novacap enviará técnicos para analisar os pontos mais críticos. O encontro contou com a presença de síndicos da região. Telma Rufino tem alertado sobre o problema desde que assumiu seu mandato e destaca o agravamento da situação com a chegada das chuvas, sendo um problema que afeta o meio ambiente e coloca em risco a população.

Transparência? 

Ministério Público do DF fica em penúltimo lugar no ranking nacional de transparência elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. A avaliação leva em conta 250 itens, entre eles o acesso do cidadão a informações sobre gastos e processos em tramitação no órgão.

Reflexão do dia 

Como representante da segurança na Câmara, luto pela redução da criminalidade em nosso país. Não podemos mais nos trancar enquanto bandidos vivem soltos nas ruas. 

Fraga (DEM)- deputado federal 

Fonte: Jornal Alô Brasília 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados