Publicado 09/11/16 às 00:01

Coluna do Celson Bianchi

Bronca
Os deputados distritais andam irritados com o suposto descaso do Secretario de Saúde, Humberto Lucena. O motivo? Os parlamentares têm enviado ofício solicitando informações ou indicando algo para a pasta e não recebem sequer um telefonema. "Não é nem questão de educação. É falta de respeito ao poder legislativo; aos representantes da sociedade", bradou um deputado dia desses.

Prestígio

O ex-vice-governador Tadeu Filippelli tem mantido o prestígio junto aos colegas do PMDB Nacional. A prova disso foi notada por quem esteve ontem (08) na nova edição do Congresso da Fundação Ulysses Guimarães - entidade responsável pela formação política do partido. Mesmo sem mandato, Filippelli ganho lugar à mesa de autoridades, ao lado de ministros, deputados federais e estaduais.

Prestígio 2

 Por falar em Filippelli, as notícias negativas dos últimos dias envolvendo o nome dele parecem não o abalar. Ele continua percorrendo diariamente algumas regiões do DF e retomando contatos focado em 2018.

 Cabide

 O Distrito Federal é a unidade da federação recordista em receber servidores de carreira da União. São 345 pessoas 'emprestadas' ao GDF. Na Companhia Energética de Brasília há 2. Na Câmara Legislativa são 6 cedidos do governo federal. Na Justiça o número de servidores que vieram passar um tempo e ficaram também é alto: 165 no Tribunal Regional Eleitoral e 4 no Tribunal de Justiça do DF.

 Andança

 O deputado Delmasso (PTN), presidente da CPI da Pedofilia, tem andado pelo DF conscientizando a população sobre a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil. Com a equipe do Movimento Brasília Contra a Pedofilia, anda nos comércios e feiras da cidade, explicando uma cartilha, que ensina a identificar situações de rico para as crianças. A equipe já passou por Planaltina e Sobradinho, e as próximas cidades a receberem o Movimento são: Paranoá (12), Jardim Botânico (26), Gama (03) e Santa Maria (10).

 Luta

 Na sexta-feira (11), às 15 horas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, será lançada a Frente Parlamentar para a promoção do Desenvolvimento Social. Idealizada pelo distrital Joe Valle, a Frente tem o desafio de articular recursos para as políticas públicas já implementadas nestas áreas e apresentar propostas para normatizar novas fontes de financiamento e mobilizar ideias e soluções.
 Em campanha

 Que o deputado federal Rogério Rosso (PSD) está em campanha para a presidência da Câmara dos Deputados não é novidade. O que tem chamado a atenção até mesmo de parlamentares são as propostas que ele tem apresentado a colegas, caso seja eleito para o cargo.

Em campanha 2

 Em um dos documentos enviados aos deputados, em que discretamente se apresenta como postulante a presidente, Rosso fala da possibilidade de implantar na Câmara a votação de alguns projetos de maneira remota. Segundo o texto, a medida poderia 'reduzir custos'. E os parlamentares poderiam votar de qualquer lugar da Câmara.

 Em campanha 3

 Nas rodinhas do cafezinho a proposta já virou motivo de piada... "Daqui a pouco vai ter gente querendo votar da Papuda", zombou um deputado de São Paulo.

No Senado

 Cristovam Buarque (PPS) não esconde a insatisfação ao ver o nome posto até agora para disputar a presidência da Casa. Eunício Oliveira (PMDB-CE) é o candidato do atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL). O representante do DF prefere Garibaldi Alves (PMDB-RN), quem dia desses procurou para tentar convencê-lo a disputar o posto. Alves, que já comandou o Senado, foi enfático: "não quero criar problema".

 Reflexão do dia

 "O foro privilegiado tem que acabar em todos os poderes, seja no Executivo, no Legislativo, ou no Judiciário. Só assim vamos ter uma sociedade igualitária, onde ninguém tem benesses por meio da lei. Só justiça para todos" - Senador Ronaldo Caiado/DEM-GO

Fonte: Jornal Alô Brasília 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados