Publicado 29/11/16 às 23:52

Coluna do Celson Bianchi


Mostrando trabalho 

A Câmara Legislativa aprovou a derrubada do veto ao projeto de autoria do deputado Juarezão (PSB/DF), que obriga o GDF, por meio da CAESB, a aplicar 5% de todo o recurso obtido com a captação da água de Brazlândia na própria cidade. Esses recursos serão direcionados para saneamento, abastecimento, drenagem pluvial, coleta, tratamento e disposição de esgoto.

Ranking

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) conquistou a terceira posição no ranking de instituições que a população mais confia, de acordo com pesquisa realizada pela O&P Brasil. Foram entrevistadas 1.000 pessoas no início deste mês e 47,4% delas indicaram a PCDF como a instituição mais confiável da capital federal. Em primeiro lugar aparece o Sebrae-DF, com 64,2%, seguido pela Polícia Federal, citada por 60,5% dos entrevistados. A Polícia Civil ficou em melhor posição que a Igreja Católica 43,6%, a Polícia Militar 40,6%,a Igreja Evangélica 40,1% e o Ministério Público com 40,1%.

Fórum

Secretários de Administração, Planejamento e Fazenda de todo o País se reúnem, em Brasília, nos dias 1 e 2 de dezembro, para debater a situação fiscal e financeira dos Estados.  O fórum é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) e Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz).

Fórum 2

A abertura do III Fórum Conjunto Consad, Conseplan e Comsefaz acontecerá no dia 1º, às 9h, e contará com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; da secretária de Estado de Administração do Pará e presidente do Consad, Alice Viana; da secretária de Estado do Planejamento e Gestão do Distrito Federal, Leany Lemos; do secretário de Estado do Planejamento e das Finanças do Rio Grande do Norte e Presidente do Conseplan, Gustavo Nogueira; e do secretário de Estado de Tributação do Rio Grande do Norte e Coordenador do Comsefaz, André Horta. 

Fórum 3

Os secretários estaduais vão discutir uma agenda comum que inclui a situação fiscal e financeira dos Estados e suas possíveis consequências. A programação conta com as palestras “Pacto pela Reforma do Estado Brasileiro”; “Política Tributária”; “Melhoria da Qualidade do Gasto Público: Os efeitos da PEC do Teto de Gastos sobre os Estados”; e “Reforma Previdenciária”.

Mutirão

Por acordo e com votações rápidas, os deputados distritais realizaram sessão extraordinária convocada pela Presidência para apreciação de vetos do governador a projetos de lei aprovados em plenário. O objetivo é acelerar o processo de votação para enxugar a pauta de votações até o início do recesso legislativo, previsto para 15 de dezembro.

Mutirão 2

Sem o tradicional debate de temas políticos em plenário, quando ocorrem as manifestações de líderes e demais parlamentares, todos os vetos que apreciados hoje foram derrubados pelos distritais, por unanimidade. O primeiro veto total derrubado foi sobre o projeto de lei do deputado Joe Valle (PDT), que institui o Programa de Formação de Mão de Obra Rural. 

Mutirão 3

De autoria do deputado Chico Leite (Rede), os distritais confirmaram a aprovação final do projeto de lei que torna obrigatória a disponibilização na internet dos dados relativos às licitações públicas dos órgãos e entidades integrantes da administração pública. O veto parcial (rejeitado) ao projeto recebeu 17 votos contrários.

Perigo

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou audiência pública a fim de debater o alcoolismo entre crianças e adolescentes da capital Federal. O evento, de iniciativa do deputado distrital Claudio Abrantes (Rede), trouxe ao auditório da Casa, especialistas, professores e alunos pré-adolescentes e adolescentes.

Perigo 2

Claudio Abrantes enfatiza que trazer o tema para o debate tem como objetivo chamar atenção para o aumento desenfreado do consumo de álcool entre crianças e adolescentes, que vem gerando um problema não só individual, como para toda sociedade. O deputado também destacou o consequente crescimento de demandas ao sistema de justiça na área criminal e civil. "Mais do que um mero problema individual, o abuso do álcool tornou-se, ao longo dos anos, uma verdadeira ferida aberta na sociedade", comentou o parlamentar.

Reflexão do dia 

A eleição da Mesa Diretora deve atender à complexidade do momento político do País.  O presidente ideal deverá reunir capacidade de diálogo com as diversas forças da Casa, relacionamento maduro com o Governo e credibilidade perante à sociedade.

Professor Israel (PV/DF)- deputado distrital 

Fonte: Jornal Alô Brasília 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados