Publicado 20/11/16 às 23:57

Coluna do Celson Bianchi

Homenagem

O deputado Agaciel Maia (PR/DF), acompanhado de sua esposa Sanzia Maia, e de sua filha Mayanna Maia e neto, prestigiaram a 1ª Edição de Outorga da Ordem do Mérito Comercial, onde o parlamentar foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Comercial, a convite do Presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

Homenagem 2

A Comenda, concedida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). É a primeira edição da solenidade que visa a homenagear personalidades que fizeram a diferença no cenário econômico, político e comercial, além de reconhecer o trabalho de pessoas que colaboraram para a construção e para a evolução da Fecomércio ao longo dos anos. As experiências no sindicato patronal e o diálogo permanente com os representantes de várias atividades do comércio, varejo e serviços, foram e continuam sendo fundamentais para o exercício.

Recado

O vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna, foi claro nas redes sociais ao anunciar a suspensão da greve dos auxiliares e técnicos de enfermagem da rede pública de Saúde. "É só até o TCDF dar o parecer sobre nosso requerimento questionando as contas públicas, se realmente tem ou não tem dinheiro. Entanto isso, não daremos  trégua nas denúncias das irregularidades na SES e no governo", escreveu.

Vai vendo

Representantes da comunidades de São Sebastião, que ocupam áreas irregulares, estiveram com representantes do GDF para tratar das recorrentes derrubadas na região. A Agefis deixou evidente que as ações vão continuar. Mas surgiu uma luz no fim do túnel. Os líderes comunitários saíram de lá com a promessa de que o governo vai iniciar estudos, que podem resultar na regularização das áreas. Não há nada certo. Mas já ajuda a sonhar que as derrubadas um dia vão cessar.

Cultura 

O projeto que cria o Sistema de Arte e Cultura do DF, um dos embriões da Lei Orgânica da Cultura, foi tema de debate entre o relator da matéria na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), o secretário de Cultura, Guilherme Reis, e conselheiros de cultura, entre outros representantes da área cultural do DF. O encontro aconteceu na sala de reunião das comissões da Câmara Legislativa.

Cultura 2

O Projeto de Lei Complementar, do Executivo, institui o Sistema de Arte e Cultura, trata do financiamento à cultura e formaliza como instrumento de gestão o Plano de Cultura, o Sistema de Informações e Indicadores da Cultura e a Rede de Formação e Qualificação Cultural.

Cultura 3

Durante o debate, foram feitas propostas de alterações no projeto, entre elas modificações para ampliar e garantir a participação dos conselhos regionais de cultura nas decisões das administrações regionais, bem como aumentar o diálogo entre o Conselho de Cultura e os conselhos regionais. A criação de um cadastro único dos agentes culturais do DF para facilitar a composição dos conselhos foi um pedido consensual entre os representantes do setor.

Reivindicação

Os conselheiros tutelares reivindicam melhor estrutura de trabalho para continuarem lutando em defesa das crianças e adolescentes a fim de redução das demandas crescentes de atendimento. A mensagem foi defendida por eles na sessão solene que a Câmara Legislativa realizou na sexta-feira (18), no plenário, em homenagem ao dia nacional da categoria - 18 de novembro. A iniciativa foi da deputada Liliane Roriz (PTB), que também presidiu a solenidade.

Reivindicação  2

 Liliane Roriz enfatizou que cuidar das famílias e das crianças e adolescentes deveria ser "uma obrigação de todos os seres humanos", e ponderou que os conselheiros tutelares enfrentam muitas dificuldades quando atuam, como obrigação, em defesa daquelas pessoas, "muitas vezes sacrificando a própria vida".

Reflexão do dia 

No meu primeiro dia como senador, entre várias outras coisas, abri mão da aposentadoria especial de parlamentar e fiz a opção formal por continuar contribuindo para o INSS. O Congresso Nacional, para discutir uma reforma da previdência séria, deveria começar acabando com essa aposentadoria dos parlamentares e tendo seus membros que contribuir para o INSS.

Reguffe (sem partido)- senador/DF 

Fonte: Jornal Alô Brasília 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados