Publicado 26/10/16 às 00:01

Coluna do Celson Bianchi

Novos ares 

Alírio Neto vai assumir a presidência do PTB no DF. Ato de filiação ao partido e posse será na próxima quinta-feira (27). Delegado de carreira, Alírio foi administrador do Guará, deputado distrital e secretário de Justiça. Em 2014 foi candidato a deputado federal pelo PEN, mas não foi eleito.

Saúde bucal 

Para discutir políticas públicas de saúde bucal e as condições de trabalho do profissional de odontologia no Distrito Federal, o deputado Bispo Renato Andrade (PR) convocou uma audiência pública nesta quarta-feira, 26. Segundo o Conselho Regional de Odontologia (CRO/DF), o ideal seria que Brasília oferecesse um profissional para cada 1,5 mil pessoas, enquanto na verdade, este número está muito abaixo do necessário. A audiência pública acontece a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Legislativa.

O que temem?

A operação Caixa de Pandora está completando quase sete anos. E até agora o maior volume de patrimônio bloqueado foi do próprio delator, num total de quase um bilhão de reais, segundo o Ministério Público Federal. Neste intervalo tivemos de tudo: a denúncia foi modificada após a defesa prévia, testemunhas afirmaram que as fitas foram editadas, e novas fitas foram confirmadas.

O que temem 2 ? 

Num processo tumultuado como este, os ministros do Superior Tribunal de Justiça ficaram estarrecidos com o diálogo entre membros do MP e o juiz do processo, decidindo provas e impedindo a realização de perícia. Num diálogo gravado por equipamentos da própria justiça só a perícia do próprio MP nega que a conversa existiu. Afinal, o que temem aqueles que devem buscar a verdade dos fatos?

Cerrado

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, propôs uma moratória com o agronegócio para frear o desmatamento no Cerrado, a exemplo do que ocorre na Amazônia. Ele participou de solenidade de abertura de seminário promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) para comemorar os 10 anos da moratória da soja.  

Cerrado 2

Pelo acordo, os produtores se comprometem a não abrir novas áreas para o plantio na floresta amazônica, o que contribui para reduzir as taxas de desmatamento. ”Cada vez mais, com a crise climática, precisamos da floresta em pé, prestando serviços ambientais e mantendo as águas” disse Sarney Filho.  Ele destacou que os bons resultados obtidos no bioma amazônico devem ser replicados no Cerrado. “Podemos enxergar o quanto foi acertado esse percurso (na Amazônia) e planejar sua evolução”, disse. 

Educação

Professores e diretores de escolas públicas do DF cobraram do governo local a regularização do fornecimento da merenda escolar, com o fim de produtos enlatados, além da construção e reforma de cantinas. As reivindicações das diversas comunidades escolares foram defendidas na audiência pública da Câmara Legislativa, proposta pelo deputado Wasny de Roure (PT), membro da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC). 

Saúde

Por falar em Wasny de Roure, em uma audiência na sede da Secretaria de Saúde, o deputado cobrou do secretário Humberto Fonseca providências no sentido de viabilizar a reabertura do Pronto Socorro Infantil do Hospital Regional do Gama (HRG), ao lado do presidente em exercício da Casa, Juarezão e de representantes da comunidade. De acordo com secretário, na sexta-feira passada foi aprovado pela governança a contratação de 107 pediatras por meio de contrato temporário. Também estiveram presentes a conselheira tutelar do Gama, Ana Maria e senhor Enoque, presidente do Conselho de Saúde do Gama.

Saúde 2

Ao abrir o debate, Wasny enfatizou a necessidade de o governo local garantir o cumprimento das metas previstas no atual Plano Distrital de Educação (PDE), criado pela Lei 5.499, de 2015. Conforme explicou o distrital, cabe ao DF "oferecer educação em tempo integral em no mínimo 60% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 3% dos estudantes da educação básica, por meio da ampliação de no mínimo 10% ao ano da matrícula de educação integral nas unidades escolares já ofertantes, até o último ano de vigência do Plano".

REFLEXÃO DO DIA

Nossa juventude precisa de ensino profissionalizante, esporte e emprego. Assim, evitamos que os jovens se envolvam com a criminalidade e projetamos um futuro melhor para nossas famílias. Quem nasce na periferia não nasce bandido. O que os jovens querem é ter uma oportunidade.

Delmasso (PTN)- deputado distrital 

Fonte: Jornal Alô Brasília 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados