Publicado 18/10/16 às 12:00

Coluna do Celson Bianchi

No topo

Pesquisa da Medialogue Digital identificou os deputados e senadores mais influentes das redes em 2016. Apenas 55 parlamentares estão nesta seleta lista. Entre eles Alberto Fraga (DEM).

Tá perto

O distrital Ricardo Vale (PT) está preparado para colocar em votação a admissibilidade do processo disciplinar está marcada para amanhã (19), 14 horas. "Independentemente do resultado da votação do processo na Justiça, que acontecerá no mesmo dia, minha obrigação é fazer com que o processo na Câmara tramite normalmente, pois a Casa tem obrigação de investigar processos considerados graves", diz Vale.

Defesa

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), a Rede Internacional de Excelência Jurídica e o Sindicato dos Advogados lançaram ontem (17) o Núcleo de Negociação e Mediação do Procon. O projeto é  um acordo de cooperação entre os três órgãos e tem como objetivo solucionar conflitos dos consumidores - democratizar o acesso à justiça. O Núcleo de Negociação e Mediação visa consolidar a cultura do consenso e do dialogo, proporcionando ao cidadão o acesso à justiça de forma eficaz e célere.

Defesa 2

 A iniciativa é pioneira, destinada a todos os cidadãos e visa oferecer atendimento para negociação e mediação. O objetivo maior é identificar as necessidades do consumidor e estimular o dialogam entre consumidor e empresa. Neste sentido, a Núcleo de Negociação e Mediação será criado com o intuito de almejar a excelência na área de novas práticas, com uma equipe especializada, com experiência nacional e internacional, em meios adequados de resolução de conflitos, em especial negociação, conciliação e mediação. 

Piorou

Base da Operação Drácon 3, as imagens que mostram dois servidores retirando documentos da Câmara Legislativa na véspera da Operação Drácon 1 são um forte indício de que houve vazamento nas investigações sobre a emenda parlamentar que pagou empresa de UTI. O possível vazamento e a suposta obstrução de investigação sobre crime de corrupção são também apurados pelo Ministério Público.

Tinha que ser

Em Alto Paraíso de Goiás, a 242 km de Brasília, uma única cadeira na Câmara Municipal será dividida, em 2017, por cinco pessoas. É que um grupo de amigos foi “eleito” em 2016 para uma única vaga de vereador na cidade, que fica às portas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e é famosa por reunir pessoas que buscam avistar óvnis.

Tinha que ser 2

Mas como isso foi possível? O mandato coletivo, não reconhecido pela Justiça eleitoral, funcionará em Alto Paraíso de forma informal (apenas um dos amigos foi oficialmente eleito). A história começou com o advogado João Yuji Moraes e Silva, de 31 anos, autor da ideia. Ele se filiou ao PTN (Partido Trabalhista Nacional) para cumprir as exigências da legislação brasileira, pois todo candidato no país é obrigado a pertencer a uma agremiação política.

Tinha que ser 3

Ele se registrou como pretendente a uma vaga na Câmara Municipal e recebeu um número: 19.111. Durante a campanha, que teve gasto declarado de R$ 2.740, o material publicitário, porém, não divulgava apenas um candidato (Yuji), mas cinco. A proposta do grupo foi: o eleitor que escolhesse digitar na urna eletrônica o número 19.111 veria apenas a foto de Yuji na tela, mas, na verdade, estaria votando nos cinco. Todas as decisões durante o mandato serão tomadas coletivamente.

Reflexão do dia 

Precisamos reforçar diariamente a necessidade de debater, sugerir e colocar em prática políticas públicas eficazes de combate ao uso e tráfico de drogas, em especial, o Crack, que é uma das drogas mais devastadoras que temos conhecimento.

Sandra Faraj (SD)- deputada distrital 

Fonte: Jornal Alô Brasília 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados