Publicado 27/09/16 às 00:01

Coluna do Celson Bianchi

É lei!

O comércio do DF agora poderá funcionar aos domingos. A proposta, de autoria da distrital Celina Leão (PPS), foi sancionada pelo governador Rollemberg. A medida visa, principalmente, a geração de emprego. Os direitos dos trabalhadores estão assegurados no texto.

Avanço

Foi aprovado no plenário da Câmara Legislativa o Projeto de Lei de autoria do deputado Julio Cesar (PRB-DF) permitindo pessoas que moram no mesmo domicílio realizarem provas de concurso na mesma localidade, visando facilitar o acesso ao local. Em muitos casos, os candidatos que vivem em um mesmo núcleo familiar têm que se dirigir a diferentes localidades para a realização da prova. Durante esse percurso correm o risco, mesmo se organizando de se depararem  com trânsito intenso nas proximidades ou encontrar dificuldade em localizar estacionamento. Com a implementação dessa lei diminuirá consideravelmente essa realidade, pois o trajeto seria único.

Preocupação

Racionamento de água do Distrito Federal e de que forma a Câmara Legislativa poderá contribuir. Esse é o tema do debate que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara vai promover nesta terça-feira (27), a partir das 9h30, na sala de reuniões das comissões da Casa.

Preocupação 2

Para o presidente do colegiado, deputado Cristiano Araújo (PSD), a Câmara Legislativa não pode se omitir diante da grave crise de abastecimento de água que a capital federal enfrenta atualmente. “É papel da Comissão de Meio Ambiente e do Legislativo local promover o debater sobre o colapso no abastecimento, ajudar a fazer uma radiografia da situação e apresentar soluções”.

Preocupação 3

Já confirmaram presença na reunião o presidente da Adasa, Paulo Salles, que falará sobre o papel da agência na crise e o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, que abordará sobre o que a empresa de saneamento tem feito para reduzir o sofrimento da população em relação à falta de água.

Gabinete Itinerante

Bem longe do período eleitoral, tem deputado na rua. Motivo de surpresa para a população. Não. Não é tempo de campanha política no DF, mas o distrital Delmasso (PTN) não aparece só em tempo de eleição. A bordo de seu Gabinete Itinerante, está sempre presente nas ruas, nas feiras e pontos de táxi.

 Gabinete Itinerante 2

O projeto teve início em março de 2016 e batendo de porta em porta, a equipe Delmasso já visitou 3.338 casas, ouviu 559 pessoas nas feiras, 177 nos pontos de táxi, totalizando 4.124 pessoas alcançadas.

Gabinete Itinerante 3

“São os melhores momentos da minha semana, quando vou para a rua, fazer o que realmente importa, que é ouvir as pessoas e estar próximo a elas. Nós cuidamos das pessoas, pois a essência do nosso mandato é servi-las”, deputado Delmasso. 

Dia do Cerrado

Considerado o segundo maior bioma brasileiro, o cerrado foi o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu com a ocupação do homem. No Distrito Federal, considerado berço das águas, é preciso pensar o desenvolvimento, caminhando lado a lado com a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a deputada Distrital Telma Rufino sem partido, vai realizar uma sessão solene nesta terça-feira (27), as 10 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia da UNB, em comemoração ao Dia do Cerrado.

Esqueça

A distrital Sandra Faraj (SD) tem reclamado a colegas que este colunista teria sido o autor de notas sobre a atuação da parlamentar publicadas em outros veículos. Isso não procede, nobre deputada! Afinal, se fosse nossa a autoria, as tais notas seriam publicadas neste espaço, assim como nas três rádios e uma emissora de TV com as quais temos parceria. 

Reflexão do dia 

"A questão da derrubada de moradias no DF precisa ser judicializada. A Ordem dos Advogados do Brasil precisa entrar na Justiça pedindo proteção desses moradores, vítimas dessas derrubadas. A Bruna Pinheiro, presidente da Agefis, cometeu tantas atrocidades que a OAB deveria era pedir a prisão dessa mulher". 

Ricardo Vale (PT)- deputado distrital 

Fonte: Jornal Alô Brasília 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados