Publicado 16/09/16 às 00:02

Coluna do Celson Bianchi

Suspenso 

O Plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal decidiu, por unanimidade, determinar à Secretaria de Estado Saúde do DF (SES/DF) que suspenda cautelarmente o pagamento de R$ 914,6 mil referente à compra de lençóis hospitalares, após denúncias de supostas irregularidades relativas à qualidade do material. A decisão foi proferida na última terça-feira, dia 13 de setembro de 2016. 

Suspenso 2

A Corte deu prazo de cinco dias para que a Secretaria apresente esclarecimentos e também concedeu à empresa responsável pelo material o direito de se manifestar no mesmo prazo.

De olho... 

Agora é lei o projeto de lei de autoria do deputado Julio César (PRB), que torna obrigatório a instalação de sistema de monitoramento de áudio e vídeo dentro dos estabelecimentos comerciais destinados a cuidar de animais, como clínicas veterinárias e pet shops. O objetivo principal é que os donos possam acompanhar em tempo real pela internet os banhos e tratamentos de seus bichos de estimação.

Trombone

O coronel Jean, que foi exonerado depois de ter publicado vídeos e textos em defesa dos policiais militares, não parou de usar as redes sociais. Dia desses ele escreveu: "Caras famílias policial e bombeiro militar, tenho sido acusado de incitar movimentações de indisciplina no seio da tropa, vocês todos têm acompanhado tudo e sabem que eu não agi assim. A Justiça será feita. Estão tentando a todo custo calar minha voz que nada mais é que a voz de um cidadão, neste caso, um cidadão policial militar. Como todos nós, civis e militares tenho o direito constitucional de expressar meu pensamento. Como você também tem". 

Saúde

O Conselho de Saúde do Distrito Federal apresentou o modelo de atenção primária à saúde do DF durante a reunião da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa. O presidente do conselho, Helvécio Ferreira da Silva, enfatizou que "a atenção primária deve ser a alavanca do Sistema Único de Saúde".

Saúde 2

Conforme explicaram os conselheiros Márcio Mata e Tiago Coelho, o modelo resulta de um trabalho coletivo que envolveu usuários, trabalhadores e gestores da área. Ampliar a saúde da família é uma das principais medidas da atenção primária, segundo eles. Os conselheiros defenderam ainda que este modelo seja gerido de forma descentralizada, baseado em redes integradas de atenção à saúde.

Educação

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura também aprovou proposta que permite a reeleição de diretores, vice-diretores e membros dos conselhos escolares de escolas públicas. A proposta altera a lei que trata da gestão democrática do sistema de ensino público do DF. A alteração, se aprovada nos próximos dias em plenário, já pode valer para o processo eleitoral deste ano.

Educação 2

A falta de candidatos interessados em disputar os cargos foi um dos argumentos do relator da matéria, deputado Professor Reginaldo Veras (PDT). "Teremos um processo eleitoral em que cerca de 60% das escolas não terão um único candidato sequer", disse. Isso, segundo o distrital, poderia abrir a possibilidade da volta das indicações em vez da eleição democrática.

Educação 3

O deputado Wasny de Roure (PT) justificou seu voto favorável diante do "difícil cenário", embora ciente da possibilidade de uma posição contrária do Sindicato dos Professores (Sinpro). Na mesma linha, a deputada Luzia de Paula (PSB) argumentou que, se a alteração não for feita, o processo "ficará engessado".


REFLEXÃO DO DIA

"A justiça começa a ser feita! Vamos juntos! Nem sei como agradecer à tanto carinho e apoio que tenho recebido. Brasília conhece nosso trabalho e precisa da nossa coragem. Deus está sempre no controle de todas as coisas. Vamos trabalhar, produzir sempre mais. A cada dia tenho certeza de que fazer o que é certo sempre é o melhor caminho."

Celina Leão (PPS) - deputada distrital

Fonte: Jornal Alô Brasília 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados