Publicado 22/09/16 às 16:04

Câmara Legislativa e a briga pelo poder

A briga pelo poder está a todo vapor na Câmara Legislativa do DF. O foco agora é a composição da próxima Mesa Diretora. O mandato da presidente da CLDF afastada , Celina eão (PDT) termina em dezembro. As cartas já estão na mesa.

Três nomes já estão atrás de convencer os seus pares e porque não o governador Rodrigo Rollemberg, o mais interessado em ter um presidente para chamar de seu. Agaciel Maia (PTC), Sandra Faraj e Joe Valle ( PSB) despontam como favoritos. Cada um  representa uma corrente dentro da CLDF.

Agaciel Maia é o preferido do  Palácio do Buriti e tem a promessa de ser apoiado por Rollemberg. Hoje seria o parlamentar com menos votos na CLDF. Alguns de seus colegas não estão gostando das suas últimas atitudes e o acusam de estar mandando no presidente interino Juarezão (PSB). Eles costumam lembrar que Maia tem o telhado de vidro. O apoio do PT-DF também não é bem visto. Sua candidatura é mais visada e será a mais bombardeada. 

Sandra Faraj está movendo mundos e fundos para a ser a próxima presidente da CLDF. Hoje ela é a candidata dos deputados distritais da Mesa Diretora que está afastada. Pelo menos seis distritais prometeram apoiar sua candidatura. Nos últimos dias uma reunião de líderes causou muito polêmica Faraj sugeriu que os processos de cassação fossem arquivados. A atitude pegou mal perante a opinião pública. Já entre os seus colegas o seu conceito subiu. Nessa brincadeira, Sandra garantiu pelo menos 10 votos de partida. Nada mal.

Joe Valle (PDT) tem um bloco de apoio a seu favor, os dois deputados da Rede Solidariedade o apóiam e esse mesmo bloco não é simpático a Mesa Diretora, leia-se Celina Leão ( PPS). Joe nos bastidores disse que não abre mão da candidatura. O seu bloco diz o mesmo. O Palácio do Buriti não apóia o grupo e não nutre nenhuma simpatia pelas intenções de Joe Valle. Nos bastidores, os parlamentares que compõe esses rebeldes alegam ter mais votos que Agaciel.

No cenário de momento Sandra Faraj é a franca favorita para ser a próxima presidente da Câmara Legislativa. Nesse meio tem dois fiéis da balança: o governador Rodrigo Rollemberg e o bloco de Joe Valle. 

As cartas estão mesa e briga pelo poder até apenas começando.

Entre traições e desconfianças quem terminar vivo já sairá no lucro.

Fonte: Redação

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados