Publicado 01/09/16 às 00:00

Coluna do Celson Bianchi

Benefício

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa aprovou proposta  que amplia a licença-maternidade de seis meses para um ano às mães de filhos com deficiência, podendo ainda ser renovada por mais 180 dias. A matéria, do deputado Cristiano Araújo (PSD), beneficia as trabalhadoras seguradas pelo Regime Próprio de Previdência Social do Distrito Federal.

Comemoração 

A presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da CLDF, deputada Distrital Telma Rufino (sem partido) comemorou o resultado da articulação da comissão para construção de uma redação final do Projeto de Lei Complementar que regulamenta os puxadinhos. O texto foi construído a partir do consenso entre a categoria e o Estado. O projeto do Itapoã Parque, que permite a criação de 12 mil moradias populares também foi aprovado e celebrado pela parlamentar que luta pelo direito à moradia digna e legal.

Ágil

A Coordenadoria de Modernização e Informática da Câmara Legislativa já recuperou todos os arquivos que foram deletados do gabinete da deputada Liliane Roriz, ex-vice-presidente da Casa. A solicitação feita pelo gabinete da parlamentar para a apuração da autoria da exclusão das pastas na rede da CLDF está sendo providenciada pelo setor de Informática da Casa, com a previsão de até 10 dias para a conclusão. Segundo a deputada Liliane Roriz, os dados das pastas foram deletados logo após o seu afastamento da Vice-Presidência da Câmara Legislativa. A distrital está licenciada por motivos de saúde, conforme informações do seu gabinete. 

Consumidor

Brasilienses com dívidas de cartão de crédito, de empréstimos e de cheque especial terão facilidade para renegociar os débitos. Acordos com bancos e instituições financeiras poderão ser feitos em mutirão do Procon-DF até o dia 30 de setembro. Os interessados devem se cadastrar através do site Consumidor.gov.br ou ir até a sede do instituto, onde o cidadão receberá as informações e terá um computador à disposição para que faça o registro.

Consumidor 2

O acompanhamento do processo também é feito on-line. O internauta, após se cadastrar, recebe um e-mail com informações para verificar o andamento da solicitação. O mutirão funcionará para os acordos com as instituições financeiras registradas no portal do consumidor. O processo é uma medida do governo federal. Em Brasília, dois funcionários estão destacados para atender exclusivamente na sede do órgão interessados em participar do mutirão e, assim, dar agilidade aos processos.

Capacitação

O Seminário de Atualização de Normas e Procedimentos de Controle Externo (Semat) do Tribunal de Contas do Distrito Federal termina hoje (01). Com o tema “Ética e Corrupção no Serviço Público”, o evento tem o objetivo de capacitar os servidores do Governo do Distrito Federal e também do próprio TCDF. 

Capacitação 2

Entre os palestrantes desta edição, estão o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra da Silva Martins Filho; a ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon; o ex-senador Pedro Simon; o Controlador-Geral do DF, Henrique Moraes Ziller; e a procuradora Maria Rosynete de Oliveira, do Ministério Público.O presidente do TCDF, Conselheiro Renato Rainha, também apresentará um painel e vai trazer exemplos recentes de irregularidades encontradas em áreas sensíveis, como a saúde pública do DF. 

REFLEXÃO DO DIA

"Mais uma vez digo que o aumento da PCDF é justo, mas não podemos admitir recebermos algo diferente. Jamais aceitarei comandar sob o medo e a desonra, prefiro o olhar respeitoso dos amigos e da minha família".

Jean Rodrigues - coronel da PMDF

Fonte: Jornal Alô Brasília

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados