Publicado 08/07/16 às 09:00

Coluna do Celson Bianchi




Disputa

O ex-deputado federal, Enio Tatico, depois de oito anos fora de campanhas eleitorais, está de volta à política. O PMDB lançou o nome do pré-candidato para concorrer ao pleito de prefeito da cidade de Águas Lindas de Goiás (GO). A cidade-dormitório é reduto de eleitores do pai, José Tatico, que já foi eleito deputado federal pelo DF e GO. 

Disputa 2

Em pesquisa realizada pelo Instituto Exata OP (GO-06980/2016) a diferença entre Enio Tatico e o atual prefeito é de apenas um 1%. O pré-candidato aparece pela primeira vez na frente dos outros nomes, demonstrando que Enio Tatico (PMDB) possui 21% das intensões de votos, e o atual prefeito, Hildo do Candando (PSDB), aparece com 20%; em seguida temos os pré-candidatos Túllio Santillo (DEM), com 15%, Geraldo Messias, com 14%, e professor Juarez Quirino, com 3%.


Aqui não

Os deputados distritais podem sim proibir a contratação de Organizações Sociais para a gestão da saúde pública do DF por meio de legislação específica. A afirmação é do deputado Chico Vigilante (PT), com base em minucioso estudo realizado sobre as legislações vigentes e as interpretações feitas por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema. A Câmara Legislativa discute proposta, assinada por diversos parlamentares, que pretende revogar a lei que regulamenta o funcionamento de organizações sociais no DF. As discussões deverão ser retomadas em agosto. 

Aqui não 2

Para Vigilante, os deputados podem formar maioria para proibir que serviços públicos, como a gestão da Saúde  Pública seja terceirizada. “É perfeitamente plausível defender que os Deputados Distritais – eleitos que foram para elaborar as leis distritais – podem formar uma maioria política para proibir que serviços públicos sejam prestados pela iniciativa privada, na forma de contrato de gestão com organizações sociais”, afirma o estudo.

Questionamento

O senador  Hélio José (PMDB-DF) também vê com preocupação a movimentação por parte do Governo do Distrito Federal (GDF) no sentido de contratar Organizações Sociais (OSs) para administrar unidades de Saúde do DF. O Parlamentar acredita que essas contratações são evitáveis, relembra escândalos de OSs que comprometeram o atendimento à população e avisa que cobrará explicações ao governo.

Questionamento 2

Para o senador, a instituição das OSs no DF pode “voltar a ser” prejudicial à população do DF: “Essa questão de OS é para prejudicar os trabalhadores da saúde e o atendimento à saúde no DF. Organização Social em área complementar é uma coisa. Agora, nós não temos condições de ser coniventes com OS para atendimento primário. ”, afirmou Hélio José.

Fiscalização

A Secretaria de Mobilidade, por meio da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa), iniciou a Operação Hefesto, que tem como objetivo verificar o cumprimento das regras que garantem as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosas ao sistema de transporte público do Distrito Federal.

Fiscalização 2

A operação foi dividida em três etapas: no primeiro momento, os auditores verificaram a manutenção, o funcionamento e a disposição dos equipamentos relativos à acessibilidade nos ônibus, nas garagens e nos terminais do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF. A segunda fase consistiu no acompanhamento de 15 usuários com deficiência e idosos, que se voluntariaram para checar o atendimento à solicitação de parada, o auxílio para o embarque e a acomodação da cadeira de rodas. A última fase consiste na palestra de conscientização e reciclagem para os motoristas flagrados durante a operação ou que tenham sido denunciados por meio do telefone 162.

Saúde 

Projeto de Lei de autoria da deputada Liliane Roriz (PTB), aprovado pela Câmara Legislativa, assegura maior controle da existência de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor, além da dengue, da chikungunya e do zika vírus, para aumentar o combate ao vetor. Assim que for sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg, qualquer residência que tenha sido constatada a existência de criadouro do mosquito terá a entrada dos agentes sanitários assegurada no local, para que não coloque em risco a vida de mais pessoas.

Saúde 2

Pelo menos 16.038 pessoas contraíram dengue no Distrito Federal este ano. Os dados são do Informativo Epidemiológico n° 26 da Secretaria de Saúde do DF. A capital atendeu, ainda, 18.849 moradores com suspeita da doença no período. Entre 19 e 25 de junho, a secretaria registrou 16 casos. O número representa 260% de aumento, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Talento

Dois dias antes da abertura oficial das Olimpíadas 2016, o futebol feminino dará início às atividades esportivas no Rio de Janeiro. Já em Brasília, no dia 9 de agosto, o Mané Garrincha receberá uma rodada dupla só delas, com a presença de grandes estrelas da modalidade. Quem gosta de assistir um bom espetáculo ainda pode garantir ingressos para as partidas.

Talento 2

O primeiro jogo das mulheres na capital será protagonizado por Canadá e Alemanha, às 16 horas, pelo grupo F. Nessa partida, o público poderá avaliar o desempenho das seleções que poderão dificultar a trajetória das brasileiras em busca da inédita medalha de ouro no torneio. No mesmo dia, China e Suécia, pelo grupo E, também se enfrentarão no campo do Mané Garrincha.

REFLEXÃO DO DIA

A todo custo querem desconstruir os valores da família. Quero deixar claro que não vou me omitir e ser levado com a correnteza, rumo ao fim da humanidade. Não vou abrir mão de defender os valores da família e os princípios que Jesus nos ensinou.

Rodrigo Delmasso (PTN)- deputado distrital 


Fonte:  Jornal Alô Brasília 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados