Publicado 19/07/16 às 00:00

Coluna do Celson Bianchi


Celson Bianchi- Fale sobre as primeiras ações como diretora do Procon-DF...

Ivone: O fortalecimento das políticas de defesa do consumidor é o nosso foco. Em um mês já conseguimos grandes avanços, como a reestruturação do órgão, um desejo antigo dos servidores. Tivemos como prioridade reorganizar os recursos humanos para promover agilidade na solução dos conflitos decorrentes das relações de consumo. Queremos o Procon mais próximo do consumidor. 


CB- Quais operações já foram executadas?

Como estamos em período de férias, está em andamento a operação Viagem Legal, que consiste em levar uma unidade móvel do Procon para o aeroporto internacional e para a rodoviária interestadual com o objetivo de atender as demandas do consumidor que circula no local. Tivemos outras operações como: Ganhando Tempo, que fiscalizou trinta agências bancárias, Mercado na Linha, que fiscalizou doze hipermercados e o pré-lançamento do selo Amigos do Consumidor.


CB- Fale mais sobre o selo Amigos do Consumidor:

A marca tem como propósito valorizar o bom comércio e identificar as empresas que cumprem o Código de Defesa do Consumidor: aquelas que atendem as necessidades do consumidor durante e principalmente após a venda. Mensalmente iremos definir um setor para fazermos as devidas vistorias. No pré-lançamento do selo, fizemos um workshop na Cidade do Automóvel, que teve como finalidade esclarecer as dúvidas sobre as normas do Código de Defesa do Consumidor.  


CB- Como é a relação do Procon com as empresas?

Nosso propósito é instruir as empresas para que atendam aos consumidores na forma da lei. Atuamos como órgão conciliador, em parceria com as empresas, mas tendo sempre como prioridade a proteção dos direitos dos consumidores. 


Não passou batido

O distrital Júlio Cesar continua esbanjando saúde pelas redes sociais. Dia desses comemorou mais alguns quilos perdidos com a reeducação alimentar e exercício físico.


Absolvida

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) pediu a absolvição da delegada aposentada Sandra Maria Silveira na denúncia de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, no processo em tramitação na 8ª Vara Criminal de Brasília. Presa na Operação Elementar, a ex-chefe da assessoria jurídica da Secretaria de Segurança Pública foi denunciada por ter recebido R$ 50 mil do doleiro Fayed Traboulsi.

Explicações

O Ministério Público de Contas (MPC/DF) solicitou ao Tribunal de Contas (TCDF) que fiscalize a gestão do Fundo de Saúde do Distrito Federal (FSDF). A representação foi votada semana passada, quando o plenário decidiu ouvir representantes do GDF sobre o assunto. Um dos problemas é a previsão orçamentária deficiente, que requer aportes extras ao longo do ano. Além disso, há preocupação com a folha de pagamento. Até abril deste ano, por exemplo, 70% do total da despesa foram usados para gastos com pessoal.

Alerta

As Promotorias de Justiça de Taguatinga e Águas Claras, em conjunto com a rede social local, convidam a comunidade e integrantes de órgãos públicos para seminário sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A atividade será realizada em 29 de julho, das 8h às 17h, no auditório do campus II da Faculdade Processus, em Águas Claras. As inscrições são gratuitas. O evento é promovido por instituições das três cidades, que integram a rede social TAV.


Reflexão do dia 

"O Democratas deu provas da sua capacidade de articulação. Depois de sofrermos perdas nos nossos quadros e de Lula dizer que ia extirpar a sigla, agora elegemos o presidente da Câmara. Isso aconteceu porque a sigla nunca aderiu a um partido populista, sempre nos propomos a mostrar a farsa que é o PT”. 

Ronaldo Caiado - senador DEM/GO


Fonte: Jornal Alô Brasília

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados