Publicado 23/06/16 às 00:19

Coluna do Celson Bianchi


Por Celson Bianchi 

Esquerda

Estudantes e funcionários da Universidade de Brasília (UnB) se reuniram em um ato “contra o discurso de ódio, o fascismo e a violência na universidade”. A manifestação foi uma reação contra o ataque de extrema direita que ocorreu na UnB na noite de sexta (17). A deputada federal Érika Kokay participou do ato. “Essa universidade não vai se calar diante de ataques fascistas. Queremos que seja reafirmado o direito à liberdade, o direito de ser”, afirmou a parlamentar.

Espetáculo

A delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado esquentou a temporada de festas juninas políticas de Brasília. Na fria noite de sábado (18), o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) recebeu cerca de quatrocentas pessoas na casa da filha no Lago Sul, em uma festa de proporções maiúsculas. O presidente da República interino, Michel Temer (PMDB), esperado no arraial, desmarcou de última hora e ficou em São Paulo com o filho Michelzinho. O centro das atenções, então, virou o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL), alvo da Operação Lava Jato. 

Espetáculo 2

Vestido com uma camisa xadrez, ora escondida por um pulover azul claro, jeans e tênis preto, Collor papeou, trocou sorrisos e cumprimentos com os convidados e ficou na festa até a madrugada com a atual mulher, a arquiteta Caroline Medeiros, e as filhas gêmeas. Passou horas de pé enfileirando charutos cubanos Montecristo e contou que, logo depois de sofrer o impeachment, viajou para duas semanas na ilha caribenha do comunista Fidel Castro, a convite do ditador. 


Espetáculo 3

Ao se despedir de Heráclito, Collor voltou a atacar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com o mesmo palavrão que já havia disparado da tribuna do Senado e afirmou que gostaria de sair em defesa do parlamentar. "Deixe-me fazer sua defesa, você tem minha absoluta solidariedade, toda solidariedade, contra esse filho da p*** do Janot", disse abraçado ao anfitrião para surpresa de jornalistas, deputados e convidados. "Filho da p*** porque a mãe dele é uma p***. Falo isso aqui porque já falei no Senado", justificou.


Punição

O Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal determinou que um funcionário da Caesb seja demitido após "falta grave" praticada em uma reunião. O servidor atua na direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Água e Esgoto (Sindágua-DF) e teria ameaçado o presidente da companhia em uma reunião, realizada em 2014. O julgamento tramitava há dois anos. Cabe recurso.


Turismo

Interessados em trabalharem como voluntários nas Olimpíadas 2016, em agosto, poderão se inscrever pelo Portal do Voluntariado, lançado nesta terça-feira (21), no Estádio Nacional Mané Garrincha. Dentre as várias possibilidades, o projeto Embaixadores do Turismo reunirá voluntários do Programa Brasília Cidadã, para atuarem, entre outras atividades, no receptivo de visitantes nacionais e internacionais, durante o evento.   


Turismo 2

A nova ferramenta funciona como uma rede social para conectar perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. “É conectar capacidades e oportunidades, fazendo dessa rede um espaço de encontro e de estímulo à participação, ao controle social e à promoção da cidadania”, explicou Márcia Rollemberg, que fez a apresentação do portal nesta terça.

Turismo 3

Quem quiser contar com o espírito solidário e empenhar-se nas funções poderá efetuar a inscrição, preenchendo um perfil, e caso haja afinidade, o sistema direciona o interessado para as várias áreas de atuação. O candidato será selecionado de acordo com os critérios estabelecidos e, posteriormente, convocados a comparecem ao processo de entrevista pessoal.
No caso específico dos Embaixadores do Turismo, serão selecionados 292 voluntários a serem divididos em quatro eixos de atividades: qualificação e oferta de serviço de receptivo e atendimento ao turista; desenvolvimento de pesquisa de perfil e satisfação dos visitantes; fomento à cidadania, sustentabilidade (coleta seletiva) e inclusão social; criação e implantação do Programa de Visitação Turística no Mané Garrincha e informações de mobilidade.

REFLEXÃO DO DIA 

Lançamos o Portal do Voluntariado. Uma nova ferramenta que irá facilitar o contato entre as pessoas que desejam desenvolver algum tipo de trabalho voluntário e as instituições que necessitam de ajuda. Fazer o bem é reunir as capacidades, as potencialidades das pessoas. Temos uma sociedade muito solidária, muito generosa, que, muitas vezes, quer ajudar e não sabe como. 
Rodrigo Rollemberg (PSB)- governador/DF

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados