Publicado 22/06/16 às 00:01

Coluna do Celson Bianchi


Por Celson Bianchi 

Inovação

Numa tentativa de revitalizar o Setor Comercial Sul, o secretário-adjunto de Trabalho, Thiago Jarjour, criou as chamadas Quintas Culturais. São eventos que ocorrem sempre às quintas-feiras, com foodtrucks e foofbikes, apresentação de alguma atração musical ao vivo, com trabalho autoral, e artesanatos. O público tem se surpreendido com o policiamento e a nova iluminação.

Saudade

Não passou desapercebida a fala do distrital Rodrigo Delmasso (PTN) com afagos ao ex-secretário de segurança pública da gestão Agnelo, Sandro Avelar. Delmasso disse com todas as letras que tinha saudade da gestão dele na Secretaria de Segurança do DF.

Não tô entendendo  

O governo mudou. O presidente agora é Michel Temer. O ministro da Educação também mudou. Saiu o PT e entrou o DEM. Mas porque os ocupantes dos caros comissionados continuam os mesmos. PT, PC do B e até PSTU, botaram a capa da vovozinha e continuam trabalhando livres, leves e soltos. Se o passado não saiu o presente tem o domínio do PSDB. Até agora os principais cargos no ministério democrata foi parar nas mãos dos tucanos. Que coisa esquisita.

Formação

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal vai abrir uma turma especial para ajudar jornalistas e blogueiros de política do DF a entender a atuação da Corte e aprender como acompanhar a execução do orçamento público do DF. Gratuito e com carga horária de 8h (dividida em duas aulas), o curso será nos dias 28 e 30 de junho, no período da manhã, na sede da Escola de Contas. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas. 

Aprovado 

O Mané Garrincha voltou a ser considerado um local seguro para todos os públicos. Nesta última semana, a arena brasiliense recebeu dois jogos do Campeonato Brasileiro e o resultado em ambas as ocasiões foi o mesmo: torcidas distintas dividindo o mesmo espaço em clima de paz e harmonia, provando que a rivalidade do futebol começa e termina dentro de campo. 

Aprovado 2

“Estamos satisfeitos com os resultados porque mostraram para quem ainda tinha dúvidas que a proteção do público está garantida. Quem teve a oportunidade de comparecer ao estádio nessas duas últimas ocasiões observou a convivência pacífica entre torcidas rivais. É esse clima de paz que será, a partir de agora, a marca do Mané Garrincha”, avalia o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, responsável pela arena.

Saúde

A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa que destrói progressivamente os neurônios motores, causando a perda do controle muscular. Rara e pouco conhecida pela população em geral, a doença foi tema de audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal na segunda-feira (20), véspera do Dia Mundial da Esclerose Lateral. O diagnóstico demorado e a necessidade de amplos cuidados e de equipamentos específicos estão entre as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e seus familiares.

Saúde 2

Um dos portadores mais conhecidos de ELA é o físico britânico Stephen Hawking. Sem cura, a expectativa de vida do paciente costuma ser baixa. Durante o desenvolvimento da doença, o portador acaba perdendo as capacidades de locomoção, de fala, de deglutição e de respiração, necessitando de cadeira de rodas e outros recursos de acessibilidade, de sonda alimentar e de ventilação mecânica, por exemplo.

Conquista

Já estão circulando os ônibus que fazem integração dos conjuntos 5 e 6 do Setor Habitacional Arniqueiras com Águas Claras. No início do ano a deputada distrital Telma Rufino ( SEM PARTIDO) solicitou ao diretor do DFTrans a criação de linhas para atender a população de Arniqueiras, Veredão e Vereda da Cruz. A primeira linha já está funcionando e as demais serão implantadas no próximo semestre.

REFLEXÃO DO DIA

"Temos que apontar soluções inovadoras para os problemas do século 21. Encaixar a modernidade no antigo sistema de transporte individual de passageiros representa um retrocesso. O Brasil tem a oportunidade de mostrar ao mundo que é um país moderno, antenado com o desenvolvimento tecnológico".
Professor Israel - deputado distrital

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados