Publicado 12/06/16 às 23:56

Coluna do Celson Bianchi

Três perguntas para... Ivone Oliveira (Presidente do Procon-DF)

Celson Bianchi - Qual é a principal bandeira da senhora à frente do Procon DF?

Quero fortalecer a defesa do consumidor no Distrito Federal, com ações que promovam o equilíbrio das relações de consumo por meio da aplicação das normas de defesa do consumidor em benefício da sociedade, suprindo a vulnerabilidade do consumidor, conscientizando  quanto aos seus direitos e deveres nas relações de consumo.

CB- Qual é o principal desafio atualmente?

Reestruturar os recursos humanos do órgão, de forma a dar celeridade à solução dos conflitos decorrentes das relações de consumo.

CB- E qual objetivo?

O meu objetivo é assegurar ao consumidor ampla transparência nas negociações de compra, sendo rápido e eficaz na aplicação das leis que regulamentam o mercado. Como Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor, o PROCON-DF existe para garantir que esses direitos sejam respeitados pelos fornecedores de serviços e produtos, mantendo assim o equilíbrio nas relações  e promover o bem comum.

Prioridade

Está gerando polêmica o pagamento de licenças prêmios não gozadas e transformadas em dinheiro. Quantias milionárias estão sendo pagas no Tribunal de Contas do DF. Somados, três servidores do tribunal levaram sozinhos quase dois milhões de reais recentemente. Este dinheiro, se destinado na rubrica de  investimentos do Parque Sarah Kubitschek, no coração de Brasília, seria suficiente pra fazer a alegria do Administrador do Parque da Cidade durante todo o ano de 2016. Vá entender as prioridades com nosso dinheiro.

Conhecimento

Entender, acompanhar e fiscalizar a execução dos gastos públicos não é fácil para a maioria das pessoas. Por isso, com propósito de formar fiscais sociais e transformá-los em protagonistas, o Tribunal de Contas do Distrito Federal vai promover um curso sobre orçamento público para líderes e prefeitos comunitários do DF. O treinamento em controle social marca a inauguração da Escola de Contas Públicas do TCDF, nesta segunda-feira (13). A ESCON será uma fonte de capacitação permanente de servidores do Governo do DF, da própria Corte e da sociedade sobre temas que colaborem para a utilização eficiente do dinheiro público no DF.

Conhecimento 2

No curso gratuito, representantes dos moradores de várias cidades vão aprender, de forma didática e em linguagem acessível, como é elaborado o orçamento público do DF e como inserir as demandas locais na proposta de destinação de recursos. O TCDF também vai ensinar como acompanhar a execução orçamentária, especialmente nas Administrações Regionais e nas áreas de maior interesse da população, como a saúde. 

Finalmente 

Em decisão inédita, a Justiça Federal autorizou a realização de obras de manutenção e recuperação da iluminação pública do Setor Habitacional Arniqueira, em Águas Claras. O pedido foi feito pela procuradoria Geral do DF, em atenção a deputada Distrital Telma Rufino, que destinou meio milhão em emendas para iluminação do bairro. A parlamentar comemorou a decisão e disse ser uma vitória sem precedentes e que irá trazer mais qualidade de vida e segurança para a população. As obras começam nos próximos dias. Arniqueira faz parte de uma Ação Civil Federal, o que impede a realização de obras no bairro.

Quem é Mané?

Depois de usarem R$ 2 bilhões do meu, do seu e do nosso dinheiro pra construir o estádio Mané Garrincha, numa verdadeira sangria, e alguns muitos milhões pra mantê-lo de forma precária. Agora a mancha que nos cabe vem da violência. Falta de planejamento, de preparo e de comando nas ações de segurança dentro e fora do estádio viraram uma marca. Uso indiscriminado do spray de pimenta chegou a interromper os jogos ao atingir jogadores e torcedores. Resultado o Estádio Mane Garrincha foi interditado. Fica a dúvida então quem é o mané?

Rompendo fronteiras 

Brasília receberá em agosto mais de dez seleções de futebol nos Jogos Olímpicos 2016, em dez partidas disputadas no Mané Garrincha. De olho nesses turistas estrangeiros, o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, iniciou nesta semana uma série de visitas às embaixadas dos países que estão com jogos confirmados na primeira fase do torneio mundial. O objetivo dos encontros, no primeiro momento, é estreitar as relações entre o governo e as nações com jogos olímpicos marcados na cidade e interessadas em incentivar o turismo na capital. Os primeiros países a se reunirem com o representante do governo local foram Argentina, Alemanha e Coreia do Sul.

Não passou batido

O distrital Cláudio Abrantes esteve em Barcelona, na Espanha, onde visitou a Catedral da Sagrada Família. "O Cristo de Planaltina" fez o registro nas redes sociais, claro!

Reflexão do dia 

Ganharam os corruptos que montaram um esquema de proteção que une governo, Congresso e parte do STF contra Lava-Jato

Hélio Doyle- jornalista e  professor aposentado da UNB. 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados