Publicado 09/06/16 às 22:44

Brasil precisa de transparência e diálogo


* Por Andréa Dutra 

A transparência e o diálogo são indispensáveis na retomada da estabilização política e econômica do país. O presidente Michel Temer precisa dialogar com o Congresso. E construir uma base política sólida capaz de aprovar projetos essenciais ao país.

O país precisa de redefinição do pacto federativo. Assim, podemos reduzir desigualdades regionais. E adotar medidas para o enfrentamento do gargalo na infraestrutura e transporte.

O diálogo é e sempre será o melhor instrumento para enfrentar os desafios. Criar um ambiente econômico de crescimento sustentável, onde produzir e distribuir riquezas sejam responsabilidade permanente de toda a sociedade.

É necessário fazer com que as duas agendas políticas: uma relativa ao Estado eficiente e outra relativa ao Estado do bem-estar social superem as diferenças, cooperem e dialoguem.

Um estado eficiente não é sinônimo de um estado sem programas sociais, muito menos ao contrário. Aí entra a transparência. O Bolsa Família, por exemplo, não resiste a um breve cruzamento de dados entre áreas do governo.

Só em Pernambuco, eram pagos benefícios em nome de 10 mil pessoais que já morreram. Ou seja, muita gente recebia de forma irregular, enquanto quem mais precisa fica prejudicado. Além do uso político do programa, o que inaceitável e imoral.

Fazer política com o sofrimento dos mais pobres é coisa de canalhas.

* Andréa Dutra é jornalista 

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados