Publicado 21/05/16 às 22:50

Secretaria de Segurança gasta R$ 100 mil com corrida de rua


Informações Carlos Carone, Metrópoles 

 Os policiais militares precisam arriscar a vida nas ruas do Distrito Federal usando coletes balísticos vencidos enquanto índices de criminalidade disparam, como é o caso dos homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte). O cenário não é dos melhores e a população busca formas de lidar com o medo. 

Já a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social prefere gastar com eventos esportivos em vez de destinar mais recursos à atividade fim da pasta. A SSP repassou, para a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, R$ 99.040,00 mil para despesas com a 2ª Etapa do Circuito de Corridas.

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou, no último dia 13, uma portaria conjunta entre as duas pastas em que é firmado o repasse do valor. A publicação ainda traz o motivo do investimento: “O fortalecimento da estratégia preventiva de segurança cidadã”.A pasta da Segurança abriga, em sua estrutura, a Subsecretaria de Segurança Cidadã (Susec). O setor é responsável por manter projetos de resgate social por meio da atividade física, entre elas o “Esporte à Meia Noite”, que deveria beneficiar jovens de grupos de vulnerabilidade social. 


Sem lanche

No entanto, Segundo um professor do projeto ouvido pelo Metrópoles, as aulas – que até a semana passada estavam paralisadas em sete cidades do DF – voltaram a ocorrer de forma precária. “Não temos mais como oferecer o lanche que era servido aos jovens”, disse.

Em resposta, a Secretaria de Segurança respondeu que o fornecimento de alimentos que subsidiam o lanche (iogurte, mussarela, queijo frescal e manteiga) está regularizado. No entanto, o professor lembrou de um detalhe importante: o pão consumido pelos jovens ainda está em falta. “De que adianta manteiga se não tem o pão para os alunos consumirem?”, questionou.

Sobre o repasse feito para viabilizar o evento esportivo, a pasta destacou que os recursos serão usados para a realização de uma corrida no próximo dia 29, às 8h30. “O evento reunirá atletas, representantes dos conselhos comunitários de segurança pública e profissionais da área que praticam o esporte”, ressaltou a secretaria.

Ainda segundo a secretaria, os “objetivos do evento atendem tanto aos interesses da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social quanto da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, na medida em que promovem a interação entre as forças de segurança e a sociedade e incentivam a prática de esportes”.

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados