Publicado 19/04/16 às 00:18

Coluna Celson Bianchi




Escândalo à vista

Mais um escândalo está para estourar no DF. Trata-se da suposta negociação envolvendo alvarás em administrações regionais. O caso está sendo minuciosamente apurado por órgãos de fiscalização em parceria com a Polícia Civil. Já se fala em filmagens e provas documentais, o que pode gerar operação conjunta do MPDF e Polícia Civil. Segundo informações uma administração com muitas obras está entre as investigadas.

 Preso

Dono da faculdade Icesp, aqui no DF, o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), foi preso preventivamente pela Polícia Federal em Brasília na manhã de ontem, 18. Segundo investigações da Polícia Federal, há suspeitas de fraudes em licitação na área da saúde, destinadas a enfraquecer o sistema público e transferir os serviços pra particulares, inclusive OSs. Por aqui a faculdade Icesp foi despejada recentemente de um dos prédios que ocupa no Guará por falta de pagamento do aluguel.

 Olho Vivo

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Conselheiro Renato Rainha, e uma equipe de auditores vão ao Hospital Regional da Asa Norte às 9h30, desta terça-feira, para verificar a eficiência do atendimento prestado. Várias falhas foram apontadas na auditoria operacional que está avaliando, periodicamente, o acolhimento dos pacientes e a utilização dos protocolos de classificação de risco dos usuários das emergências e urgências do DF. O HRAN foi o hospital que teve o pior desempenho na fiscalização realizada no primeiro bimestre de 2016. A correria deve estar grande na Asa Norte.

 Rebate

O distrital Chico Vigilante (PT) agiu rápido para rebater o fatídico 17 de abril de 2016. "O início do golpe de estado foi consumado. Verdadeira violação constitucional, deverá mergulhar o Brasil em um doloroso processo de instabilidade e insegurança. Quem foi a turba raivosa e irresponsável  que votou a favor do golpe? Deputados citados nas listas de corrupção que querem tirar a presidenta Dilma na certeza de que assim as investigações contra eles serão arquivadas sob a proteção do novo governo", bradou. Cada um sabe onde a delação aperta.

 Gato de botas

Em novo depoimento aos investigadores da Lava Jato o lobista e delator Júlio Camargo indicou que o esquema de propinas para evitar a convocação de empreiteiros em duas CPIs da Petrobras em 2014 teria sido muito maior do que o revelado até agora pela Lava Jato. Segundo Camargo, o ex-senador Gim Argello (PTB) preso no dia 12 na operação Vitória de Pirro, 28ª fase da Lava Jato, teria cobrado R$ 5 milhões de cada empresa para livrá-las das CPIs. Se a força tarefa provar as informações da delação Moro será implacável.

 Apoio

Parceria do deputado Roosevelt Vilela (PSB) com a Emater e os grupos Candango Arte e Concretamente Brasília promove o artesanato e incentiva os pequenos produtores do DF nessa semana. Hoje (19) e amanhã (20), na praça da CLDF, acontecerá a 1ª Expo Bem-Estar. A exposição será um festival de sabores, cores e muita criatividade nos artesanatos, acessórios e alimentos, reunindo artesãos de todo o DF.

 Apoio 2

 Serão comercializados produtos como: laticínios, licores, sorvetes, carnes, doces, além de produtos de artesanato em cerâmica, capim dourado, biscui, cartonagem e plantas ornamentais. O deputado Roosevelt Vilela acredita que parcerias como essa tem o objetivo de fortalecer o seguimento do artesanato no DF valorizando os produtos confeccionados pelos próprios artesãos.

Humanização

 Humanizar, acalmar e diminuir o estresse de crianças em tratamento nos hospitais públicos e particulares do DF. Esse foi o nosso objetivo do deputado Cristiano Araújo (PSD) ao apresentar projeto de lei que obriga essas unidades de saúde a instalarem brinquedotecas em suas dependências, às crianças em regime de internação. “Não tenho dúvida de que, neste caso, o espaço lúdico vai ajudar a criança e a sua família a aceitar melhor o tratamento e até contribuir para um período menor de permanência no hospital. Não podemos esquecer que o Estatuto da Criança e do Adolescente assegura tratamento prioritário à criança e ao adolescente”, destaca Cristiano.

Saneamento

O Governo do Distrito Federal assinou na segunda-feira (18) a contratação de mais uma consultoria que vai ajudar a elaborar o Plano Distrital de Saneamento Básico. O termo foi fechado com a empresa de engenharia consultiva Serenco por R$ 3,38 milhões, que terá sete meses para entregar o documento.

Não passou batido

 Nasceu Felipe, filho do senador Reguffe. O representante do DF postou foto numa rede social em que pede orações pelo herdeiro, que veio antes da hora e está internado em UTI. "Ele está na UTI numa incubadora respirando com ajuda de um respirador, Celson. Mas vai dar certo".

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados