Publicado 13/02/16 às 14:04

A lista da discórdia

Quando o deputado distrital Juarezão (PRTB) foi flagrado em um áudio durante uma reunião entre os parlamentares e o governador Rodrigo Rollemberg falando em “fatiar o bolo”, ele se referia, sobretudo, a cargos dentro da gestão. E, além disso, mais participação nas decisões do Executivo.
Não que os distritais tenham ficado satisfeitos, mas ganharam mais espaço no governo após o episódio. Mesmo a contragosto de alguns integrantes da alta cúpula do Palácio do Buriti. Guardian DF teve acesso à planilha que contem informações de como a estrutura do governo foi “fatiada” com os parlamentares.
Na primeira parte desta série de reportagens sobre a “A fatia do bolo” dos distritais, Guardian mostra quantos cargos e onde eles estão. São 2,780, ao todo. Didaticamente, a lista traz os nomes dos deputados, a frente onde estão seus respectivos apadrinhados e qual a quantidade. Quando se tem apenas os nomes das cidades, refere-se a alguma administração regional.
Pelo que se pode ver da lista, nem todos os deputados conseguiram uma fatia igual do bolo. E mostra ainda que essa desigualdade simboliza a dificuldade do governo de Rollemberg conseguir maioria na CLDF. Porém, mesmo com esse ingrediente negativo para o Buriti, em praticamente todos os projetos enviados à Casa, o Executivo conseguiu aprovação, até mesmo de quem tem poucos cargos ou até mesmo nenhum.
O topo dessa lista é divido entre os colegas Raimundo Ribeiro (PSDB) e Joe Valle (PDT), com 650 cargos cada um. O Professor Israel Batista (PV) vem atrás com 480, distribuídos na Secretaria da Criança e da Juventude. Na parte de baixo da tabela estão Luzia de Paula (Rede), Reginaldo Veras (PDT) e Rodrigo Delmasso (PTN), com 25, 20 e 20 cargos, respectivamente.

Conforme a lista, pelo menos nove deputados não possuem cargos adquiridos no governo de Rollemberg. Entretanto, todos têm apadrinhados remanescentes da gestão de Agnelo Queiroz. Para 2016, se Rollemberg quiser um voto maior de confiança do Legislativo, terá que espalhar mais igualitariamente os cargos e colocar o DNA dos parlamentares em seu governo.
Veja a lista formatada:
Por Elton Santos/Guardian DF

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados