Publicado 14/08/15 às 13:19

OAB-DF e a greve do Judiciário

Pauta renovada: organizadores do encontro comemoram o sucesso da reunião
Um grupo formado por cerca de 50 advogados e advogadas reuniu-se na noite desta quinta-feira (13), no Setor de Indústrias Gráficas, para discutir a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal (OAB-DF) frente a dificuldades enfrentadas por representantes da classe para o desempenho de suas funções. 

Eles reclamam da inércia da instituição diante da greve dos servidores do Judiciário, que reduziram suas atividades nos fóruns e tribunais desde que iniciaram a campanha por reajustes salariais há dois meses.

 A mobilização, segundo os advogados, tem atrasado seu trabalho, prejudicado a defesa de clientes e imposto diversas dificuldades para o acompanhamento de processos e rotinas essenciais para o desempenho de suas funções. 

“A OAB tem de apoiar os advogados. Ela tem de estar vigilante”, afirma o advogado Paulo Roque Khouri, um dos líderes do grupo intitulado Movimento OAB Independente (Moabi), que está em oposição ao atual comando da Ordem.

Sem resposta - Em julho, o grupo protocolou  documento com pedido de providências junto à OAB-DF na busca de soluções que busquem a retomada da normalidade do funcionamento da Justiça no DF.

Até agora, segundo os integrantes do Moabi, nenhuma resposta foi oferecida pela instituição. 

“Precisamos exercer as prerrogativas que nos são conferidas por lei, que tem de ser cumprida”, reclama o advogado José Carlos Alves da Silva. 

Estão previstas para novembro, eleições diretas para escolha da nova Presidência da OAB para o próximo triênio. 

Até agora, três pré-candidaturas estão postas. A oposição, representada pelo Moabi, defende o nome de Paulo Roque para a disputa

A situação será provavelmente representada pelo candidato Juliano Costa Couto, que participa da atual gestão e tem o apoio do atual presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha.

O advogado Délio Lins e Silva, provavelmente tentará trazer à tona o grupo derrotado por Ibaneis nas últimas eleições. O pré-candidato conta com o apoio incondicional do ex-presidente Francisco Caputo.

ZapZap
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados